quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Arte de Derrubar Pessoas

Publicado originalmente em 21/05/2006

Existem os lenhadores. Alguns não são muito bem vistos por conta de acabarem com as florestas e todas essas besteiras politicamente corretas, mas existem aqueles que por profissão, trabalham dentro das leis e não causam nada disso.

Existem entretantos os "derrubadores de pessoas" ou "lenhadores de gente". São seres da raça humana, especialistas em acabar com seu bom humor. É aquela pessoa que você encontra na rua e te diz: "Mas como você está abatido!" Não se trata de uma pergunta e nem de uma exclamação após sua descrição de um problema, é a frase pura e simples. Equivale à primeira porrada do machado. Depois esse infeliz te olha com compaixão e deixa entrever o quão magnânimo ele é por estar ali conversando com você. É um "lenhador de gente". Quando o vir, afaste-se rápido, porque como ele não tem amigos (quem seria amigo de uma peça dessas?) ele faz questão de vir atrás de você.

Quer identificar facilmente um "lenhador de gente"? Repare nas festas de família (ele costuma estar sempre no meio dos que são obrigados à sua convivência) quem costuma pular na frente da máquina de retratos. Não valem as crianças, que fazem por brincadeira. Repare nos adultos. Tem sempre um chato que está presente na maioria das fotos e não sabe quando deve ficar longe do flash.

No local de trabalho, o "lenhador de gente" não é aquele ardiloso que quer o seu lugar. É aquele bobo que se acha o mais importante do escritório (ou seja lá onde você trabalha), mas que não se dá conta de que é apenas tolerado, porque já é muito antigo por ali ou porque tem algum parente na chefia.

A arte de derrubar pessoas, infelizmente é muito praticada. Alguns deliciam-se quando percebem que suas conversas fazem com que o interlocutor se sinta mal. A melhor forma de lidar com esses é afastando-se. Eles precisam de platéia, mesmo que com apenas um atendente. Eles são narcisistas e egocentricos, mas não facilmente identificaveis. Com o isolamento, a tendência é que eles revejam o seu relacionamento com os outros, mas é apenas uma tendência, não uma regra. Dickens abordou muito bem vários aspectos da personalidade dos lenhadores de gente e seus romaces e contos podem ser uma boa referência para aqueles que desejem se aprofundar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário