"Viver sem estar desperto não é vida. É meramente um esforço para sobreviver. Porque não vivemos? É a mente que nos impede de viver. Como a mente nos impede de viver? A mente não nos permite experimentar a realidade como ela é. Quando você experimenta a realidade como ela é, então você está vivendo. Mas a mente não permite que isso aconteça. Por quê? Por que a mente fica o tempo todo nomeando, fica julgando e tentando converter [a experiência] em memória. É por isso que a mente nunca permite que você realmente experimente qualquer coisa."
(conferência de Sri Bhagavan de Mukthi Deeksha, em 20 de março de 2010)
Outro ensinamento dele (que não consigo lembrar de onde e quando) diz mais ou menos que não se deve dizer que se está desperto quando não se está.
Pra fechar minhas citações, Eckhart Tolle por sua vez, fala que as pessoas que anseiam pelo despertar, podem acabar não o vendo chegar.
O que eu quero com isso tudo é chamar atenção para as pessoas que se acham próximas do despertar. Vejo muita gente dizendo que sente isso, sente aquilo, que tal coisa foi uma experiência maravilhosa, que sentiu isso, sentiu aquilo e que sente estar perto, sente que se afastou... parece onda no mar (desculpe Lulu). Eu fico ouvindo e pensando em como os egos ainda estão fortes. Como ainda sentem necessidade de se impor. Pra que? Amanhã podem acordar em outra dimensão, usando asas e auréolas ou quem sabe o que.
Não fingir que está é fundamental. Não finja nada, apenas seja. Mas ninguém pode ser na nossa sociedade. Eles nos exigem um ser mais. Não basta ser pai, tem que participar. Os pais hoje participam e aí dizem que você também tem que ser igual a ele... Mas se ele é o pai, como vai ser igual ao filho? Estamos falando da Santíssima Trindade? Claro que não.
Antigamente a sociedade nos obrigava a casar cedo, ter logo família, filhos, trabalho e nos matava com isso. Hoje as imposições são outras. A terceira idade que Suassuna odeia, tem que ser feliz, obrigatoriamente feliz. Tem que sair, se divertir e fazer sexo. Não se casa mais cedo e nem se faz sexo mais cedo, agora isso ficou pra mais tarde. Caramba, estamos revertendo a genética. No período de maior vigor não se faz e na hora em que se deve contemplar a montanha se faz.
Tudo isso eles vão nos impondo sem nos perguntar nada, porque as pessoas compram essas idéias. Acreditam em um João Ninguém que disse que era e acabou. Por isso tantos falsos despertos. Não estão despertos coisa nenhuma. Se afastam cada vez mais disso quanto maior fica o ego de cada um. Ego e mente acabam sendo a mesma coisa. Ele (ou ela) nos impede de ver a realidade. Ninguém quer ver a realidade porque ela simplesmente é.
Na realidade, você é simplesmente mais um. Você não é especial. Ninguém é especial. Conheci pessoas despertas que não estavam nem um pouco preocupadas se estavam ou não. Tinham a tranquilidade de um bebe. Viviam o agora e deixavam as preocupações de lado, para olharem pra elas quando chegasse o momento certo.
Tem gente pseudo desperta que só falta colocar um crachá. Se fosse obrigatório alguma coisa aos despertos, eles com certeza usariam, mas como não há um símbolo, criam posturas, gírias, palavras. É estranho. Essas pessoas não percebem que não conseguem manter por muito tempo esse personagem e de repente, quando você menos espera, ouve um comentário inapropriado. Nada demais, mas só uma coisa que não se esperaria de um desperto.
Personagens ou máscaras. Você pode escolher. Durante nossa vida, temos várias identidades. Arquiteto, músico, pai, esposo, patrão, etc. Todos temos que ser um pouco de tudo isso a cada momento. Mas não são máscaras e nem personagens. Somos nós mesmos apenas focando em uma determinada atividade em um determinado momento. Os personagens, as máscaras são mentiras. As pessoas se habituaram a mentir. Mandam o filho só dizer a verdade e mentem na cara dele, ao lado dele e ele vê. Onde fica a integridade?
No meu livro, o velho Ali Ben Khabir era íntegro, com ele mesmo. Não se pautava por nenhuma cartilha senão a dele e isso gerou problemas. Se você for você mesmo, terá problemas. Mas o que é a maturidade senão a coragem de ser você mesmo?
As pessoas continuam adormecidas e deixando que seu ego, sua mente, distorça a realidade. Vivem sonhos. Até mesmo sonhos de bondade, onde são caridosas com muita gente, mas esquecem a caridade em casa. Desaparecem para cuidar dos outros e esquecem dos que estão mais perto. Procuram nos fazer sentir culpa por não ajudar o Grupo X, mas se você já ajuda outros, pode ser que não dê. Pode ser simplesmente que não dê. Isso pra não falar dos que vendados tentam tirar o tal cisco do olho dos outros.
Você estará desperto quando tiver despertado. Nem antes nem depois. Não apresse as coisas. Não ache que vai conseguir fazer o amanhã chegar mais depressa, porque não há amanhã. Só há o AGORA.
Foto em http://www.zaroio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário