terça-feira, 11 de dezembro de 2012

12 de Dezembro de 2012


 

O próximo 12 de Dezembro se produzirá um evento sem precedentes na história da Terra.

Pela primeira vez se ativarão de maneira definitiva os códigos de luz da alma. Os quais foram desativados faz milhares de anos. Cumpre-se assim um requisito imprescindível para a chegada da nova Terra: ao ser humano, pois, para ascender, tem que estar completo. Recuperaremos deste modo o que nos pertence por direito próprio: a lembrança de quem somos e para que viemos, assim como as capacidades que nos são inerentes.

Mas uma coisa é recuperar e outra é saber utilizar. Para as pessoas que estão despertas, a recuperação dessas lembranças e capacidades pode representar uma bênção. Muitos levam anos desejando-o. Entretanto, os que ainda continuam ancorados na velha energia podem ver-se imersos de repente em um profundo caos interior. Lembranças aos que não encontram o porquê e percepções que não compreendem e que, além disso, assustam-lhes. Será necessário que, depois dessa data, as pessoas que trabalham ao serviço da Luz aumentem seus esforços para ajudá-los a integrar o processo. Cada um de nós deve preparar-se previamente para esse momento, tal como nos aconselha o Mestre Kuthumi com estas recomendações:

1. Procurar a paz interior. Um momento de silêncio ao dia para escutar a voz do coração.
2. Receber conscientemente a luz do sol, com a intenção de absorver seu poder curador e elevador de frequências.
3. Manter o rumo na direção indicada pela voz do coração. Aquilo que somos se manifesta nestes dias mais que nunca. Caem as ataduras que nos cegavam, derrubam-se barreiras que nos limitavam. Por fim, muitos de nós nos animamos a empreender aquilo que devemos realizar aqui, nesta dimensão.
4. Praticar o desapego de velhos padrões limitantes. Abandonar os pensamentos, costumes e reações que alimentam ainda a antiga energia, procurando transformá-los em luz por meio do amor.
5. Fomentar o Amor em todas nossas relações, as que mais amamos e as que nos conectam com o medo. Estas últimas são as que mais nos elevarão se formos capazes de banhá-las de amor e aceitação.
6. Receber a energia da Fonte em meditação.
Sua influência em nossos corpos sutis é imensa. Possui um grande poder transmutador que nos libera e nos conecta.
7. Sentir-nos Um. Praticar em nossas visualizações a União com tudo o que é e com tudo o que existe.

Quando chegar o momento receberemos em nosso interior uma grande luz. Essa luz traz os códigos de ativação que necessitamos para recordar. São códigos de uma vibração muito alta. Quanto mais elevada seja a própria vibração durante esse dia, mais harmônica resultará a entrada da luz e sua ancoragem em cada um de nós. Podemos nos preparar como nos recomenda o Mestre Kuthumi, mas, além disso, nesse dia devemos dedicá-lo especialmente aos cuidados da própria energia, ao equilíbrio interior, a manter a vibração bem alta. Atividades como meditar, passear ao sol ou estar em contato com a Natureza, são as mais recomendáveis. Terá que evitar especialmente tudo o que nos desconecte de nossa essência. Deveremos nos alimentar com moderação, procurando não ingerir mantimentos de baixa vibração, como a carne ou os vegetais transgênicos, e realizar algum exercício físico que nos ajude a ativar o fluxo sangüíneo, já que os códigos de luz serão transportados através do sangue, do coração ao resto de nosso organismo. A ativação se estará produzindo durante todo o dia, mas não perceberemos completamente seus efeitos até o dia seguinte, depois de ter dormido um mínimo de seis horas. A partir da manhã de 12 de dezembro, muitas pessoas sentirão o profundo desejo de dar um giro completo a suas vidas. Outros empreenderão seu caminho com forças renovadas; e outros sentirão uma grande confusão interna. Os efeitos variarão em função do grau de evolução de cada um, e das resistências que esteja opondo ao processo de mudança, que todos estamos experimentando.

O objetivo desta ativação é acabar com as limitações que, do interior de nós mesmos, estão nos impedindo de evoluir ou despertar.

Não se trata de uma interferência no livre-arbítrio dos seres humanos. Trata-se de eliminar uma limitação que nos foi imposta ha milhares de anos, quando alguns seres confusos decidiram interferir em nosso processo evolutivo. Se nos determos a explicar o como e o porquê daquela ocorrência, seria entrar na velha energia de separação e luta, da que já nos estamos afastando. Já não importa como, quando, onde, quem ou para que, dentro de pouco estará resolvido. O 12 do 12 do 12 se produzirá uma grande ativação, mas não será a última. Grandes acontecimentos nos esperam à volta da esquina.
Recebamo-los com amor, livres de temores e inquietações, porque chega o reino da Luz à Terra, e isso merece uma grande festa. Todos Re-unidos em relação a diversidade, uma orquestra sinfônica tem dezenas de instrumentos variados, diferentes, mas juntos soam celestialmente. Assim devemos estar conscientes neste momento. De coração a coração, muita luz.

12.12.12 – COMO PREPARAR-SE PARA O PRÓXIMO PORTAL

Acredito que são atitudes que, independente da abertura do portal 12:12:12, devem ser buscadas por nós constantemente. Trata-se de mantermos a nossa integridade como Seres Divinos que somos.

Começando a limpar nossas próprias Vidas amorosamente. Despedindo-se de todos os hábitos e formas de pensar que têm suas raízes na ilusão da separatividade e da negatividade. Revisem seus mundos e desprendam-se. Livrem-se de tudo que não está em consonância com a Verdade de seu Verdadeiro Ser, ou Ser Real. Simplifiquem tudo, até que tudo esteja vibrando de acordo e deixe espaço para o Novo…

Terminem tudo o que deixou inacabado, resolvam todas as relações que estiverem pendentes, livrem-se de tudo que os prendem ao passado, tudo que os tornam menor do que realmente é. Organizem suas Vidas de maneira eficiente e equilibrada, dando assim um suporte para o Ser Superior.
Assegurem-se de ter um tempo para cada coisa, para poder então entrar no Silêncio e escutar as 

Transmissões que a partir de agora estão disponíveis. Reúnam-se com Grupos para apoiarem-se em desenvolvimento contínuo. Reservem um tempo para relaxar e descansar, pois isto facilita a integração com as Frequências mais aceleradas que estão agora ao nosso alcance. Livrem-se de qualquer conceito errôneo a respeito de poderes. Todos nós temos usado de maneira errada nossos Poderes, isto é parte da terceira dimensão. Ponham de lado os conceitos de culpa e se perdoem por todas as transgressões

Recordem-se de quem realmente são e ancorem seu Ser Superior em seu corpo físico. Seus egos aos poucos desaparecerão.

Este Ser Superior é pleno de Amor e Sabedoria e começará a ver pelos seus olhos, a pensar pela sua mente, transformando tudo. Assumam suas novas identidades de Seres Superiores, sem nenhum temor.
Centralizem-se no Todo, ao invés de nas partes do Todo.

Vejam a Humanidade como um imenso Ser Superior unido em Amor.
Sintam-se unos com o Anjo Dourado Solar e deixem-no Servir à sua vida diária e atuar na Consciência da Humanidade, aliviando suas cargas e iluminando seus caminhos.
Lembrem-se que não estão sós, somos milhões…

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Depressão

Sempre que você estiver deprimido, espere pelo momento em que a depressão for embora. Nada dura para sempre: a depressão irá embora. E quando ela o deixar, espere. Fique alerta e perceptivo, porque depois da depressão, depois da noite, virá a madrugada e o sol irá brilhar.

Se você puder estar alerta nesse momento, ficará
feliz por ter estado deprimido. Ficará grato por estar deprimido porque foi apenas devido à sua depressão que esse tesouro de felicidade se tornou possível.

Em vez disso, o que fazemos em geral? Nos movemos em um
ciclo de regressão infinita. Primeiro, ficamos deprimidos. Depois, ficamos deprimidos por causa da depressão, e surge uma segunda depressão.

Se você estiver deprimido, não há problemas!
Não há nada de errado nisso. É belo porque, através disso, você irá aprender e amadurecer. Mas se você começar a se sentir mal e pensar: "Por que estou deprimido? Não deveria estar deprimido", nesse caso, você irá começar a brigar com a depressão.

A primeira depressão é boa, mas
a segunda depressão é irreal. E essa depressão irreal irá turvar sua mente. Você deixará escapar o momento que teria se seguido à primeira depressão.

Quando ficar deprimido, simplesmente fique deprimido. Não fique deprimido por causa de sua depressão.
Não lute contra ela, não crie uma saída de emergência, não force a sua depressão a partir.

Apenas
deixe que ela aconteça, pois partirá por conta própria. A vida é um fluxo: nada permanece o mesmo. Você não é necessário, o rio se move por conta própria, não é preciso empurrá-lo.

Se você está tentando empurrar o rio, você é um tolo. O rio
flui por si mesmo. Deixe-o fluir.

Osho, em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"
Imagem por Dr. Feel Good

O que é a depressão?




 Perguntaram a Osho:

Amado Osho,
Antigamente se chamava melancolia; hoje se chama depressão e é considerada um dos maiores problemas psicológicos dos países desenvolvidos. Ela é descrita como uma sensação de desespero ou um estado sem esperança, uma perda de auto-estima sem nenhum entusiasmo ou interesse pelo ambiente. Em adição, existem sintomas físicos de falta de apetite, falta de sono e uma perda da energia sexual. Os tratamentos com eletrochoque foram largamente abandonados hoje em dia e as drogas e a terapia verbal parecem ser igualmente efetivas - ou não efetivas. Explicações para a depressão têm variado do químico para o psicológico.

O que é a depressão? É uma reação a um mundo depressivo, um tipo de hibernação durante 'o inverno de nosso descontentamento'? É a depressão somente uma reação à repressão - ou opressão - ou é apenas uma forma de auto-repressão?

O homem sempre viveu com esperança, um futuro, um paraíso em algum lugar distante. Ele nunca viveu no presente - sua era de ouro ainda está por vir. Isto o manteve entusiasmado porque grandes coisas iam acontecer; todos os seus desejos iam ser preenchidos. Havia grande prazer na antecipação. Ele sofria no presente; ele era miserável no presente. Mas tudo isto era completamente esquecido nos sonhos que iam ser preenchidos no amanhã. O amanhã sempre foi doador de vida.

Mas a situação mudou. A velha situação não era boa porque o amanhã - que preencheria os sonhos dele - nunca se tornou verdade. Ele morreu esperando. Mesmo em sua morte ele estava esperando por uma vida futura - mas ele verdadeiramente nunca experimentou nenhuma alegria, nenhum significado. Mas isto era tolerável.
Era somente uma questão de hoje; ela irá passar e o amanhã é certo que vai chegar.

Os profetas religiosos, messias, salvadores estavam lhe prometendo todos os prazeres - que são condenados aqui - no paraíso. Os líderes políticos, os ideólogos sociais, os utopistas estavam lhe prometendo a mesma coisa - não no paraíso mas aqui na terra -
em algum momento distante no futuro, quando a sociedade passar por uma revolução total e não houver mais pobreza, nem classes, nem governo e o homem for absolutamente livre e tiver tudo o que ele precisa.

Ambos estão basicamente preenchendo a mesma necessidade psicológica. Para aqueles que eram materialistas, as utopias ideológicas, políticas, sociológicas eram atraentes; para aqueles que não eram tão materialistas, os líderes religiosos atraíam. Mas o objeto de atração era exatamente o mesmo: tudo o que você pode imaginar, pode sonhar, pode desejar, será totalmente preenchido.
Com estes sonhos, as misérias do presente parecem ser muito pequenas.

Havia entusiasmo no mundo; as pessoas não estavam deprimidas. A depressão é um fenômeno contemporâneo e
ela aconteceu porque agora não existe amanhã. Todas as ideologias políticas falharam. Não existe nenhuma possibilidade de que o homem seja mesmo igual, nenhuma possibilidade de que haja um tempo onde não exista governo, nenhuma possibilidade de que todos os sonhos sejam preenchidos.

Isso veio como um grande choque. Simultaneamente o homem se tomou mais maduro. Ele pode ir a uma igreja, a uma mesquita, a uma sinagoga, a um templo - mas estas são somente conformidades sociais, porque ele não quer, em tal estado depressivo e negro, ser deixado sozinho; ele quer estar com a massa. Mas basicamente
ele sabe que não existe paraíso; ele sabe que nenhum salvador virá.

Os hindus esperaram cinco mil anos por Krishna. Ele prometeu não somente que voltaria mais uma vez, ele prometeu que sempre que houvesse miséria, sofrimento, sempre que o vício estivesse acima da virtude, sempre que pessoas bondosas e simples e inocentes fossem exploradas pelos astutos e pelos hipócritas, ele viria. Mas por cinco mil anos
nenhum dele sinal foi visto.

Jesus prometeu que ele voltaria e quando perguntado quando, ele disse: "Em breve". Eu posso esticar "Em breve", mas
não por dois mil anos; isto é demais.

A idéia de que nossa miséria, nosso sofrimento, nossa angústia será levada embora
não é mais atraente. A idéia de que existe um Deus que cuida de nós parece ser simplesmente uma piada. Olhando para o mundo, não parece como se alguém estivesse cuidando.

De fato, na Inglaterra existem
quase trinta mil pessoas que são adoradoras do diabo - somente na Inglaterra, uma pequena parte do mundo. E vale a pena examinar a ideologia deles com relação à sua pergunta. Eles dizem que o diabo não está contra Deus, o diabo é filho de Deus. Deus abandonou o mundo e agora a única esperança é persuadir o diabo para tomar conta pois Deus não está tomando conta.

E trinta mil pessoas estão adorando o diabo como um filho de Deus... e a razão é que eles
sentem que Deus abandonou o mundo - ele não mais se preocupa com ele. Naturalmente, o único jeito é apelar para o seu filho; se de algum modo ele pode ser persuadido por meio de rituais, preces, adoração, talvez a miséria, a escuridão, a doença possam ser removidas. Esse é um esforço desesperado.

A realidade é que o
homem sempre viveu na pobreza. Tem uma coisa bela na pobreza: ela nunca destrói a sua esperança, ela nunca vai contra os seus sonhos, ela sempre traz entusiasmo para o amanhã. Pode-se ser cheio de esperança, acreditando que as coisas serão melhores: este período negro já está passando, logo haverá luz.

Mas
esta situação mudou. Nos países desenvolvidos... e lembre-se: o problema da depressão não está nos países não desenvolvidos - nos países pobres as pessoas ainda são esperançosas - ela está apenas nos países desenvolvidos, onde eles podem ter tudo o que sempre desejaram. Agora o paraíso não irá mais funcionar; nem uma sociedade sem classes pode ajudar. Nenhuma utopia será melhor. Eles atingiram a meta - e este atingir a meta é a causa da depressão. Agora não existe mais esperança: o amanhã será negro e o dia depois de amanhã será ainda mais negro.

Todas estas coisas que eles sonharam eram muito belas. Eles nunca olharam para as implicações. Agora que eles as têm, eles as receberam com a implicações. Um homem é pobre, mas ele tem um apetite. E é melhor ser pobre ter um apetite do que ser rico e não ter um apetite. O que você irá fazer com todo o seu ouro, com toda a sua prata, com todos os seus dólares? Você
não pode comê-los.

Você tem tudo, mas o apetite para o qual você esteve se esforçando todo o tempo desapareceu. Você teve sucesso - e eu disse repetidas vezes que
nada fracassa como o sucesso. Você atingiu um lugar que você gostaria de atingir, mas você não estava consciente dos subprodutos. Você tem milhões de dólares, mas você não pode dormir.

Quando Alexandre estava na Índia encontrou um santo nu no deserto.


Ele declarou: "Eu sou Alexandre, o Grande!"


O santo disse: "Você
não pode ser."

Ele disse, "Que bobagem! Eu mesmo estou dizendo isso, e você pode ver meus exércitos em todo o lugar."


Ele disse: "Eu vejo os seus exércitos, mas um que chama a si mesmo 'O Grande' ainda não atingiu a grandeza, porque a grandeza faz as pessoas humildes, de forma que isso
é um fracasso, um fracasso absoluto."

Alexandre era um discípulo de Aristóteles e foi treinado por ele na lógica pura. Ele não podia ouvir todo esse lixo místico. Ele disse: "Eu não acredito nessas coisas. Eu
conquistei o mundo inteiro".

O homem nu disse: "Se neste deserto que você está sedento, e eu
ofereço-lhe um copo de água, quanto você seria capaz de me dar por ele? - e por milhas não há água."

Alexandre disse: "Eu lhe daria
metade do meu reino."

O santo disse: "Não, não vou vendê-lo pela metade do reino. Ou você tem o reino, ou tem o copo de água. E você está sedento e você está morrendo e não há possibilidades de encontrar água em qualquer lugar - o que você vai fazer?"


Ele disse: "Então, naturalmente, eu lhe darei
todo o reino."

O santo riu e disse: "Então esse é o preço do seu reino inteiro - apenas um copo de água! E
você acha que conquistou o mundo inteiro? A partir de hoje comece a dizer que conquistou um copo de água inteiro."

Quando um homem atinge os objetivos que ele acalentou, então ele se torna consciente de que
existem muitas coisas em volta deles. Por exemplo, por toda a sua vida você tenta ganhar dinheiro, pensando que um dia, quando você o tiver, você viverá uma vida relaxada.
Mas você esteve tenso por toda a sua vida – a tensão se tornou a sua disciplina - e no fim de sua vida, quando você conquistou todo o dinheiro que você quis, você não pode relaxar. Toda uma vida disciplinada com tensão e angústia e preocupação não irá relaxá-lo. Assim você não é um ganhador, você é um perdedor. Você perde o seu apetite, você destrói a sua saúde, você destrói a sua sensibilidade, sua delicadeza. Você destrói o seu senso estético - porque não existe tempo para todas estas coisas que não produzem dólares.

Você está correndo atrás de dólares - quem tem tempo para olhar as rosas e quem tem tempo para olhar os pássaros voando, e quem tem tempo de olhar a beleza dos seres humanos? Você
adia todas essas coisas de maneira que um dia, quando você tiver tudo, você irá relaxar e desfrutar. Mas com o tempo você teve tudo, você se tornou um certo tipo de pessoa disciplinada - que está cego para as rosas, que está cego para a beleza, que não pode desfrutar a música, que não pode entender a dança, que não pode entender a poesia, que só pode entender os dólares. Mas tais dólares não dão satisfação.

Esta é a causa da depressão
. É por isto que ela ocorre somente nos países desenvolvidos e somente nas classes mais ricas dos países desenvolvidos - nos países desenvolvidos existem pessoas pobres também, mas elas não sofrem de depressão - e agora você não pode dar ao homem nenhuma esperança para remover a sua depressão porque ele tem tudo, mais do que você pode prometer. Sua condição é realmente lastimável. Ele nunca pensou nas implicações, ele nunca pensou nos subprodutos, ele nunca pensou no que estava perdendo ganhando dinheiro.

Ele nunca pensou que perderia tudo aquilo que o poderia fazer feliz simplesmente porque ele
sempre empurrou todas estas coisas para o lado. Ele não tinha tempo e a competição era dura e ele tinha que ser duro. No final ele descobre que o seu coração está morto, sua vida é sem sentido. Ele não vê nenhuma possibilidade no futuro de qualquer mudança, porque: "O que mais existe...?"

Eu costumava ficar em Sagar na casa de um homem muito rico. O velho homem era muito bonito. Ele era o maior fabricante de
bidi em toda a índia. Ele tinha tudo o que você pode imaginar, mas ele era absolutamente incapaz de desfrutar qualquer coisa.

Desfrutar é algo que tem que ser nutrido. É uma certa disciplina, uma certa arte - a maneira de desfrutar - e leva tempo para se entrar em contato com as grandes coisas da vida. Mas o homem que está correndo atrás do dinheiro
passa ao lado de tudo que é uma porta para o divino, e ele chega no fim da estrada e não há nada na sua frente exceto a morte.

Toda a sua vida ele foi miserável. Ele tolerou e ignorou isto na esperança de que as coisas iriam mudar. Agora ele não pode ignorar e não pode tolerar porque amanhã existe somente a morte e nada mais. E o acúmulo de miséria de toda a vida que ele ignorou, o sofrimento que ele ignorou,
explode em seu ser.

O homem mais rico, de um modo, é o homem mais pobre no mundo. Ser rico e não ser pobre é uma grande arte. Ser pobre e ser rico é o outro lado da arte. Existem pessoas que são pobres as quais você achará imensamente ricas. Elas não têm nada, mas elas são ricas. Suas riquezas não estão em coisas mas
no seu ser, nas suas experiências multidimensionais.

E há pessoas ricas que têm tudo mas são absolutamente pobres e
vazias e ocas. Bem dentro existe somente um cemitério.

Não é uma depressão da sociedade, porque então ela afetaria os pobres também; é simplesmente uma
lei natural e o homem agora tem que aprender isto. Até agora não havia necessidade, porque ninguém tinha atingido um ponto onde ele tinha tudo, enquanto dentro havia completa escuridão e ignorância.

A primeira coisa na vida é encontrar sentido
no momento presente.

O sabor básico do seu ser deveria ser de amor, de alegria, de celebração. Então você pode fazer tudo; os dólares não irão destruir isto. Mas você coloca tudo de lado e simplesmente corre atrás de dólares achando que os dólares podem comprar tudo. E então um dia você descobre que eles
não podem comprar nada - e você devotou toda a sua vida aos dólares.

Esta é a causa da depressão. E particularmente no ocidente a depressão está sendo muito profunda. No oriente existiram pessoas ricas, mas havia uma certa dimensão disponível. Quando a estrada da riqueza chegava a um fim, eles não permaneciam parados lá; eles se moviam para novas direções. Esta nova direção estava no ar, disponível por séculos. No oriente o pobre estava em uma condição muito boa e o rico estava em uma condição tremendamente boa. O pobre aprendeu o contentamento assim eles não se preocupavam em correr atrás da ambição. E o rico entendeu que um dia você tem que renunciar tudo isto e
ir em busca da verdade, em busca do significado.

No ocidente, no final, a estrada simplesmente acaba. Você pode voltar, mas voltando não irá ajudar sua depressão. Você precisa uma nova direção. Gautama Buda, Mahavira, ou Parshvanath - essas pessoas estavam no pico da riqueza e então elas viram que ela é quase uma carga.
Alguma coisa a mais tem que ser encontrada antes que a morte tome posse de você - e elas foram corajosas o suficiente para renunciar a tudo.

Suas renúncias foram mal entendidas. Elas renunciaram a tudo isto porque elas não queriam se preocupar um simples segundo mais com o dinheiro, com o poder - porque elas
viram o topo e não há nada lá. Elas foram ao mais alto degrau da escada e descobriram que ela não leva a nenhum lugar; é somente uma escada levando a nenhum lugar.

Enquanto você está em algum lugar no meio ou mais baixo que o meio, você tem uma esperança porque existem outros degraus mais altos que você. Chega um momento quando você está no degrau mais alto e
só existe o suicídio ou a loucura - ou hipocrisia; você continua sorrindo até que a morte acaba com você, mas bem no fundo você sabe que está desperdiçando a sua vida.

No oriente, a depressão nunca foi um problema. O pobre aprendeu a desfrutar o pouco que ele tinha e o rico aprendeu que ter todo o mundo aos seus pés não significa nada - você tem que ir em busca do significado, não do dinheiro. E eles tinham precedentes; por milhares de anos as pessoas foram em busca da verdade e a encontraram. Não há necessidade de ficar desesperado, em depressão,
você apenas tem que se mover para uma dimensão desconhecida. Eles nunca a exploraram, mas quando eles começam a explorar a nova dimensão - ela significa uma jornada interior, uma jornada para eles próprios - tudo o que eles haviam perdido começa a retomar.

O ocidente
precisa urgentemente de um grande movimento de meditação; de outra forma, essa depressão irá matar pessoas. E essas pessoas serão as talentosas - porque elas conquistaram poder, elas conquistaram dinheiro, elas conquistaram o que elas queriam... os mais altos graus de educação. Estas são as pessoas de talento e elas estão se sentindo desesperadas.
Isto será perigoso porque as pessoas mais talentosas não estão mais entusiasmadas com a vida e as sem talento estão entusiasmadas com a vida mas elas nem mesmo têm talento para ter poder, dinheiro, educação, respeitabilidade. Elas não têm os talentos, assim elas estão sofrendo, se sentindo em desvantagem. Elas estão se tornando terroristas, elas estão se voltando em direção à violência desnecessária somente por vingança - porque elas não podem fazer mais nada.

Mas elas podem destruir. E os ricos estão quase prontos para enforcarem-se em alguma árvore porque não existe razão para viver. Seus corações
pararam de bater há muito tempo. Eles são apenas cadáveres - bem decorados, bem reverenciados, mas verdadeiramente vazios e fúteis.

O ocidente está realmente em uma condição muito pior do que o oriente, apesar de que para aqueles que não entendem parece que o ocidente está em uma melhor condição do que o oriente porque o oriente é pobre. Mas pobreza não é um problema tão grande quanto é o
fracasso da riqueza; assim um homem é realmente pobre. Um pobre comum pelo menos tem os seus sonhos, esperanças, mas o homem rico não tem nada.

O que é preciso é um
grande movimento de meditação atingindo cada pessoa.

E no ocidente essas pessoas que estão deprimidas estão indo aos psicanalistas, terapeutas e todos tipos de charlatões que
estão eles mesmos deprimidos, mais deprimidos que seus pacientes - naturalmente, porque todo o dia eles estão escutando a respeito de depressão, desespero, ausência de significado. E vendo tantas pessoas talentosas em tal estado, elas próprias começam a perder os seus espíritos. Elas não podem ajudar; elas mesmas precisam de ajuda.

A função da minha escola será a de preparar pessoas com energia meditativa e enviá-las para o mundo apenas como exemplo para aqueles que estão deprimidos. Se eles podem ver que
existem pessoas que não estão deprimidas - mas pelo contrário, que estão imensamente alegres - talvez uma esperança possa nascer dentro deles. Agora eles podem ter tudo e não há necessidade de se preocuparem. Eles podem meditar.

Eu não ensino a renúncia à sua riqueza ou a qualquer outra coisa. Deixe que tudo seja do jeito que é. Somente adicione uma coisa a mais na sua vida. Até agora você apenas tem adicionado coisas na sua vida. Agora
adicione algo para o seu ser - e isto criará a música, isto criará o milagre, isto criará a mágica, isto criará uma nova vibração, uma nova juventude, um novo frescor.

Não é insolúvel. O problema é grande, mas
a solução é muito simples.

Osho, em "The Transmission of the Lamp"
Imagens por David M*, (davide) e p0psicle

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A verdadeira mentira

Qual a origem etimológica da palavra "mentira"?
Os estudiosos se referem à palavra mentionica, do latim tardio do século XI, que por sua vez teria vindo do baixo latim mentire, remetendo ao latim clássico mendacium, termo ligado à palavra mens.

A palavra mens está na raiz da mentira. Mens significa "mente", "inteligência", "discernimento", o que poderia nos fazer concluir que o mentiroso precisa ter uma boa cabeça. Um mentecapto não sabe mentir.

Mas há ainda um significado especial para mens — "intenção". O que tem em mente o mentiroso ao lançar mão da mentira? A verdadeira mentira jamais acontece por inadvertência ou em nome de boas intenções. É fruto de uma vontade empenhada em enganar.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Seu Signo Astrológico está errado

É um ótimo início de conversa: "Qual é seu signo?"

Mas antes de perguntar ou responder a essa pergunta, considere isto: o seu signo corresponde à posição do sol em relação à constelações como eles apareceram mais de 2200 anos atrás!


A ciência por trás astrologia pode ter suas raízes na astronomia, mas não confunda estas duas disciplinas. Astronomia pode explicar a posição das estrelas no céu, mas, cabe a você determinar o que, se realmente, significa o seu alinhamento.
 

As Constelações do Zodíaco
 
Astrônomos observaram o Sol viaja através dos signos do Zodíaco, no decurso de um ano, gastando cerca de um mês em cada um. Assim, eles calcularam que cada constelação se estende por 30 graus em toda a eclíptica.


No entanto, um fenômeno chamado precessão modificou a posição das constelações que vemos hoje e claro, sua relação com os signos.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Como podemos ter nossos desejos realizados...

Todos vivenciam altos e baixos, particularmente baixos inesperados como perda de familiares, crise financeira, ou a dissolução de um relacionamento. Queremos saber por que este tipo de coisas que acontecem conosco? Como podemos continuar positivamente? Como podem ter nossos desejos realizados sempre e de forma rápida? 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prece às 4 direções

Grande Espírito da Luz, 
Do Leste (amarelo) venha até mim com o poder do sol nascente. 
Que haja luz nas minhas palavras, 
Que haja luz no meu caminho. 
Faça com que eu me lembre sempre que você nos dá um novo dia como uma dádiva. 
Nunca permita que eu me torne carregado pela amargura de não conseguir começar de novo. 
 
 
Grande Espírito da Criação, 
Envie os ventos quentes e suaves do Sul (vermelho). 
Traga-me conforto e me acaricie quando eu estiver cansado e com frio. 
Desdobrai-me como o faz a brisa suave com as folhas das árvores. 
Assim como ofereces para toda a terra o vento suave, oferece-o a mim também para que eu possa compartilhar do seu afago.

Grande Espírito Doador de Vida, 
Eu me volto para o Oeste (Preto), a direção do poente. 
Que eu me lembre todos os dias que em algum momento o meu sol irá se pôr. 
Que eu nunca me esqueça que eu desaparecerei em ti. 
Dai-me cores bonitas, um grande céu para o meu ocaso, para que quando chegar a minha hora de te encontrar, eu possa chegar glorioso. 
 
Grande Espírito do Amor,
Do Norte (branco) venha até mim e faça-me corajoso quando o vento frio cair sobre mim. 
Dai-me força e perseverança contra tudo que seja grosseiro, tudo o que fere ou me amedronta. 
Que em minha vida eu esteja pronto para encarar o que vier do Norte.

A-ho Mitakuye Oyasin

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Integridade Interior Funciona

Pergunta: Você sempre nos pediu para olhar para dentro e aceitar a nossa integridade interior. Alguns de nós temos dificuldades de olhar para dentro e depois, quando nós encontramos a verdade, é difícil para nós aceitar a representação que criamos no mundo externo. Nós sofremos com as diferenças entre o mundo interno e o mundo externo. Como é que vamos superar esse sofrimento?

Bhagavan: Se você olhar dentro de si mesmo e descobrir quem você é e se aceitar como você é, e amar a si mesmo, você estará completo e não terá dificuldade com o mundo externo, porque é o mundo interior que está criando o mundo externo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Há de chegar a hora

“Há de chegar a hora em que com alegria, você vai se cumprimentar ao chegar à porta de casa, em seu próprio espelho. E cada um sorrirá diante da acolhida do outro, e dirá:

- Sente-se aqui. Coma.

Você amará de novo o estranho que era si mesmo. Dê vinho. Dê pão. Devolva seu coração à ele mesmo."

"Existem muitas vozes além das nossas. Muitas vozes...
Só vamos escutá-las em silêncio."
Mitakuye Oyasin!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mandamentos dos Povos Nativos

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho (o). Ore com freqüência. O Grande Espírito ouvirá, certamente, se você falar.
2. Seja tolerante com aqueles que perderam seu caminho. Ignorância, o convencimento, raiva, inveja e avareza (ganância), vem de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho.
3. Não deixe que outros façam seu caminho por você. É o seu caminho e somente seu. Outros podem andar com você, mas ninguém pode fazer o seu caminho para você.
4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
5. Não tome o que não é seu, seja um indivíduo, comunidade, ou cultura. Se não lhe foi dado ou se você não ganhou. Não o seu.
6. Respeite todas as coisas que estão sobre a terra, sejam as pessoas, plantas, animais ou pedras.
7. Honrar os pensamentos, desejos e palavras de todos. Nunca desdenhe ou ridicularize-os, nem seja grosseiro. Respeite o direito de cada pessoa em sua expressão pessoal.
8. Nunca fale mal dos outros. A energia negativa que você colocar para o universo se multiplicará quando ela retornar para você.
9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
10. Pensamentos maus causam doenças da mente, corpo e espírito. Pratique o otimismo.
11. A natureza não é para nós. É parte de nós. Ela é parte de sua família no mundo.
12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Semear o amor em seus corações e regá-las com sabedoria e lições da vida. Quando eles crescem, dar-lhes espaço para crescer.
13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada irá retornar para você.
14. Seja verdadeiro o tempo todo. Honestidade é o teste da vontade neste universo.
15. Mantenha-se equilibrado. Mental si mesmo, seu corpo espiritual, o seu corpo emocional, e seu corpo físico: todos eles têm a necessidade de ser fortes, puros e saudáveis. Exercite o corpo para fortalecer a mente. Cresça espiritualmente para curar doenças emocionais.
16. Tome decisões conscientes sobre o que será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.
17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isso é proibido.
18. Seja fiel a si mesmo em primeiro lugar. Você não pode nutrir e ajudar os outros se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo primeiro.
19. Respeitar as crenças religiosas dos outros. Não impor aos outros suas próprias crenças.
20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Somos tão doentes quanto nossos segredos

Somos tão doentes quanto nossos segredos.
Quando o ego assume o controle de uma vida, a mente fica doente.

Quando machucamos as pessoas, nossa mente sempre arruma uma justificativa para nossos atos. 
A mente racionalizará uma desculpa que "justifique" o que estamos fazendo.

Grande Espírito, me mostre o que é viver com o coração aberto. 
Me ensine a entender que estar vulnerável é uma força, não um defeito, uma fraqueza. 
Me ensine a saber viver o poder que vem do coração. 
Me ensine a me abrir e ficar disponível para a verdade. 
Se eu entrar na discórdia, deixe-me ouvir o som que vem da Sua direção.
Que eu decida mais com o coração e que minha mente aceite essa decisão.

(Clã do Pássaro Trovão)
"Existem muitas Vozes além das nossas, Só vamos escutá-las em silêncio"
Mitakuye Oyasin!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Evite a filosofia e mergulhe na poesia

Mergulhar na poesia
Lembre-se sempre que, se o mistério de sua vida continuar a se aprofundar, então você estará na trilha certa.

Se começa sentindo que não há nenhum mistério na vida e você
se torna instruído, está no caminho errado.

Evite a filosofia e dê um grande mergulho na poesia
. Seja tanto quanto possível um poeta - porque o místico é o crescimento do poeta.

O poeta está
a caminho de ser um místico, e só um poeta pode ser um místico.

Osho, em "A Revolução: Conversas Sobre Kabir"

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dance como se ninguém

Dance como se ninguém estivesse vendo,
Trabalhe como se não precisasse de dinheiro,
Corra como se não houvesse a chegada,
Ame como se nunca tivesse sido magoado antes,
Acredite como se não houvesse frustração,
Grite como se ninguém estivesse ouvindo,
Beije como se fosse eterno,
Sorria como se não existissem lágrimas,
Abrace como se fossem todos amigos,
Crie como se não existisse crítica,
Vá como se não precisasse voltar,
Vista-se como se não conhecesse espelhos,
Proponha como se não existissem as recusas,
Brinque como se não tivesse crescido,
Levante como se não tivesse caído,
Viva como se não houvesse fim.
(autor desconhecido)
enviado por Carlos Humberto Soares Jr
foto de //alexandre\\'s photostream

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aceite sua vida com vontade

Aceite sua vida com vontade, aceite obstáculos como parte da condição humana.
 
O que você quer dizer por "Aceite sua vida com vontade?"
Navegue as ondas altas e também as baixas, não se preocupe com perdas ou ganhos.
 
Isso é 'Aceitar sua vida com vontade'.
 
O que você quer dizer com "Aceite obstáculos como parte da condição humana?"
Obstáculos são parte do seu aprendizado. Sem obstáculos, como poderia haver vida?
Renda-se com vontade; então, a você poderá ser confiado cuidar de todas as coisas.
 
Ame o mundo como a si mesmo; então você poderá, verdadeiramente, cuidar de todas as coisas.

Um bom andarilho não deixa pegadas;
um bom orador não comete deslizes;
um bom contador não precisa contar,
uma boa porta não precisa de tranca,
e, mesmo assim, ninguém conseguirá abri-la.
Uma boa amarra não precisa de nós,
e, mesmo assim, ninguém consegue desprende-la.
O sábio, portanto, cuida de todos os homens e não abandona ninguém.
Ele cuida de todas as coisas e não abandona nada.
Isso é chamado de 'seguir a luz', esse é o coração do mistério.

"Existem muitas Vozes além das nossas, Só vamos escutá-las em silêncio"
Mitakuye Oyasin!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A beleza disto

Todo mundo, mais cedo ou mais tarde, está destinado a ficar velho. Temos que entender a beleza da velhice e também a liberdade da velhice.

Temos que entender a sabedoria da velhice; temos que entender seu
tremendo desprendimento de todas as coisas tolas que acontecem nas vidas das pessoas que ainda são jovens.

A velhice dá a você uma certa estatura, e se essa estatura puder ser associada à meditação... você irá perguntar a si mesmo: por que você desperdiçou a sua juventude, por que seus pais destruiram sua infância, por que a meditação não lhe foi dada como
o primeiro presente, no dia em que você nasceu?

Mas em qualquer época que você conheça a meditação,
nunca é tarde demais. Mesmo a poucos momentos antes de sua morte, se você conseguir entender o significado do seu ser, sua vida não foi um desperdício.

Osho, em "Após a Meia-Idade: Um Céu Sem Limites"
Imagem por iNelsonRocha

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Momento Mágico

Viva intensamente cada momento como se fosse único.
Torne seu viver mágico.
Torne seu fazer prazeroso.
Transforme tudo que esta em sua volta em realização.
A perfeição é a obra do Criador, mas começa exatamente por ti...
Brilhe, sim brilhe não espere que a luz de outros te clareiem.
Não aceite o pouco, quando voce pode Tudo!!!
Seja... Transforme... Brilhe... Seja feliz...
(autor desconhecido)
enviado por Carlos Humberto Soares Jr
foto de //alexandre\\'s photostream

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lutar pela liberdade

"Podemos ter caras-pintadas para a guerra, ou dançar em torno da fogueira...
Os brancos achavam tudo isso uma loucura selvagem.
Mas, quando eles iam para a guerra, apenas iam e nós, os índios, fazíamos O Ritual...

A Preparação, a tenda..
Não fossem pelas traições e pela imensa quantidade de soldados, jamais teríamos perdido sequer uma batalha...
Lutávamos, apenas, pela Liberdade”.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Flua com a vida

Osho e o oceano - pintura de Luiz QuadrioFlua com a vida. Para onde quer que o fluxo da sua vida flua, onde quer que você sinta alegria e felicidade, vá fluindo nessa direção. A felicidade é o critério.

O rio Ganges flui em direção ao leste, o rio Narmada flui em direção ao oeste. Se por acaso acontecesse de eles
se encontrarem no meio do caminho seria um grande problema, porque o Ganges diria, "eu estou indo para o oceano", e o Narmada também diria: "eu estou indo para o oceano."

Você vai dizer que um deles deve estar errado. Ambos podem estar errados, mas como ambos podem estar certos? Criaria uma grande discussão. E não há maneira de resolver essa discussão em pé no meio de um cruzamento na estrada. A pessoa
tem que ir para o oceano para ver.

Mas se você for você saberá que o Ganges, que corre para o leste, atinge o oceano, e o Narmada, que flui para o oeste, também atinge o oceano. O oceano é um - como o oceano pode ser do leste ou do oeste? Você pode dar-lhe nomes diferentes, você pode chamá-lo de Mar da Arábia ou de Baía de Bengala, mas não faz qualquer diferença,
o oceano é um e todos os rios chegam a ele.

Em qualquer caminho que você sinta o fluxo, onde quer que você sinta a alegria, onde quer que a poesia pareça surgir em sua vida, onde quer que você possa ir cantando, onde quer que você possa ir dançando,
é o seu caminho. Então, não dê ouvidos a ninguém.

O Ganges de alguém pode estar indo para o leste. Diga-lhe: "Desejo a você o melhor, vá, mas meu Narmada está indo para o oeste e estou feliz. E eu encontrei minha direção para fluir, eu encontrei meu caminho. Porque eu
sou feliz em cada passo, posso supor que no final haverá a bênção final."

Esse critério é verdadeiro em cada e em todos os passos do seu caminho. Sempre que há tensão, desconforto, sofrimento, dor,
fique alerta. A música da vida não está fluindo? Então talvez você pode estar indo na direção errada, de alguma forma você deve estar indo contra a sua própria natureza.

No Bhagavad Gita, Krishna diz: "É melhor até morrer por sua própria natureza, mas
seguir a natureza de alguém é destrutivo". Você pode se envolver com a natureza de outra pessoa - a natureza própria de alguém lhe atrai e cria uma ganância em você.

Vendo o Ganges indo para o leste, se o Narmada também tivesse o desejo de ir para o leste então
ele iria sofrer. Ele ficaria em apuros e não seria capaz de chegar ao oceano.

Todo mundo tem sua própria maneira de fluir. Mantenha sempre sua visão em seu próprio critério interno.
Sua harmonia interna irá sempre mostrar o caminho certo.

E quando você se torna muito influenciado pelo critério interno de outra pessoa, então você se torna confuso. Quando você começar a imitar alguém, você
vai se extraviar, você vai se desviar de sua alma.

Enquanto você continuar seguindo sua própria harmonia interna, enquanto você seguir o seu próprio coração e ouvir a sua própria voz interior, então você
nunca pode se extraviar.

E então você também vai saber que seu caminho
não precisa ser necessariamente o caminho de outro alguém. Então você vai abandonar a necessidade de julgar o caminho do outro.

Então você vai notar muito isso - que, se o Ganges vai dançando, então ele deve estar indo em direção ao oceano. Seu oceano pode estar no leste, meu oceano está no oeste, mas eu também vou dançando e o Ganges também vai dançando, por isso
ambos devemos estar indo para o oceano.

Porque, a menos que um rio vá para o oceano, ele não pode dançar.
É o oceano se aproximando que se torna uma dança em seus pés.

É Deus se aproximando que se torna a felicidade interior
. Felicidade é o critério.

Osho, em "Showering without Clouds"
Imagem por Luiz Quadrio

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A rosa e o cacto

Um belo dia de primavera uma rosa vermelha desabrochou em uma floresta. Muitos tipos de árvores e
plantas viviam por lá. A rosa olhou ao redor e um pinheiro próximo disse:
- O que uma bela flor. Eu queria ser tão lindo assim.
Outra árvore disse:
- Querido pinho, não fique triste, não podemos ter tudo.
A rosa virou a cabeça e comentou:
- Parece que sou a planta mais bonita na floresta!
Um girassol levantou a cabeça amarela e perguntou:
- Por que você diz isso? Nesta floresta há muitas plantas bonitas. Você é apenas uma delas.
A rosa vermelha respondeu:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Palavra Coragem

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta.
O coração nunca calcula nada.

"Existem muitas vozes além das nossas.
Só vamos escutá-las em silêncio."

Mitakuye Oyasin!
Miguel

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O homem é uma ponte

Ponte - imagem de Ivy DawnedNietzsche disse, em algum momento, que o homem é uma ponte, um elo ligando duas costas diferentes. Ele é uma tensão. Ou ele se torna um animal e encontra o prazer, ou pode se tomar divino e ter alegria.

Mas, enquanto continuar sendo um ser humano, não poderá ter nem prazer nem alegria - pode
simplesmente se dividir entre os dois; permanecerá repleto de ansiedade e tensão.

É por isso que
fazemos as duas coisas na vida. Bebemos e nos transformamos em animais. Isso nos dá um pouco de prazer. O sexo dá um pouco de prazer - voltamos para o estado animal. Encontramos prazer na irracionalidade.

A principal razão pelas quais as pessoas gostam tanto de álcool é porque
ele as ajuda a se tornarem animais novamente. Nós nos colocamos no mesmo patamar dos animais quando nos embriagamos. Nesse patamar nos transformamos em animais livres, porque os animais não têm preocupações.

Nenhum animal fica maluco, exceto aqueles que trabalham em circos, porque os animais de circo chegam muito próximos ao estado do homem. E
o homem está muito próximo ao estado de um animal de circo.

Nenhum animal é maluco; nenhum animal enfrenta problemas como psicose, preocupação, ou uma doença como a insônia. Nenhum animal se suicida - porque para se cometer suicídio é preciso que
muita ansiedade se acumule.

É interessante o fato de nenhum animal sentir tédio. Um búfalo mastiga a mesma grama o dia todo e não se sente entediado. Não há como ele ficar entediado, pois
um estado de racionalidade se faz preciso para que haja o tédio. É por isso que, entre os seres humanos, quanto mais racional uma pessoa é, mais entediada ela se sente.

Quanto mais racional uma pessoa é, mais preocupada ela se toma. As pessoas mais racionais facilmente podem se tornar loucas ou malucas. Mas esse é
apenas um lado.

O outro lado é que a pessoa que consegue
transcender o estado de insanidade potencial pode se tornar livre, e aquela que consegue transcender o estado de ansiedade consegue se ligar a um estado alegre e consciente - estado livre.

E a pessoa que consegue ir além da tensão consegue obter uma experiência de relaxamento que acontece apenas ao
relaxar na divindade, no todo.
Osho, em "Guerra e Paz Interior: Ensinamentos do Bhagavad Gita" 
Imagem por Ivy Dawned

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quando o Conflito chega ao Fim

O tempo todo há guerra e conflito acontecendo dentro de você. Você fala sobre a guerra do Iraque, sobre esta ou aquela guerra, mas, parece que você não fala sobre a guerra que acontece dentro de você.

No dia que não houver mais guerra no seu interior, não haverá mais guerra no mundo de fora! Este seu conflito interior está se manifestando no mundo exterior como conflito também. Quando você diz se sentir desconfortável com alguma pessoa, o que você está dizendo, é que também se sente inadequado em algum aspecto de si mesmo!