Essas conferências reúnem educadores que não desistiram do papel de educar, artistas que percebem que a estética pode estar a serviço da elevação da ética, produtores de material de diversão e empresas de telecomunicações.
São pessoas que acreditam no poder da “eduternaiment” para melhorar o mundo influenciando comportamentos positivos e assim fazendo transformação social. Mais que formadores de opinião, são comunicadores-educadores que formam consciência.
O Brasil tem boa riqueza de experiências coordenadas por ongs, movimentos populares e mesmo novelas de televisão. Sim, a trajetória especialmente da Globo com o chamado “merchandizing social” é uma expressão de forte impacto e escala.
Ainda quando mais do que mensagens eventuais de “bom comportamento” desenvolvem-se tramas importantes ao longo de toda uma novela dedicadas a criar um espaço de provocação e reflexão em torno de atitudes, estimulando nova visão de mundo. Agora mesmo a homofobia vai sendo atacada com muita qualidade dramática e conceitual.
A “eduternaiment” se ancora nas tradições orais do teatro, da música, das histórias contadas sob a sombra da mangueira e foi se estendendo para a rádio, a tevê e a imprensa (os tablóides infantis ou as editorias para adolescentes, por exemplo) para agora invadir as redes sociais e telefones celulares.
As empresas de telecomunicações estão sempre de mãos dadas com o universo do entretenimento e por isso vai crescendo a vigilância da sociedade e das famílias para que as companhias e criadores de jogos e outros aplicativos façam amor, não façam a guerra.
A EE Conference de Nova Delhi terá como tema central a saúde, especialmente no que se refere às populações mais fragilizadas em todo o mundo nesta área: as crianças e as mulheres.
Organizam a “EE Conference” entidades de referência internacional: La Iniciativa de Comunicación, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, University of Texas, Social Justice Initiative e Hollywood Health and Society.
Mais informações:
http://comminit.com/clickthru/737bbfa78f2d56cbdff4db90edd9968a?node=9283663
Publicado originalmente em:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/09/25/formadores-de-consciencia-407722.asp