Minha mãe me mandou um texto da Clarisse Lispector sobre TER x SER. Minha resposta pra ela está aqui embaixo:
"Só discordo de uma coisa: conhecimento não nos torna sábios. Conhecimento nos torna... informados.
O que atrapalha muita gente é confundir conhecimento com sabedoria. Os evangélicos recitam a Bíblia de cor e salteado. Isso os torna sábios? Citando um escritor gaúcho: "Meu papagaio sabe dizer eu te amo. Será que a fêmea se sente lisonjeada?"
Somos a cultura do TER. Quem não tem quer ter e isso ajuda em que?
Preciso disso (ou daquilo) para ser feliz? Minha felicidade depende de ter isso (ou aquilo)? Será que isso é mesmo assim tão verdadeiro?
Outro dia vi um "quase" Corsa da Chevrolet na rua com os seguintes dizeres no para-brisa traseiro: "Foi Deus que me deu!" Lembrei de uma estorinha hindu que Bhaskar me contou e pensei: acho que ele rezou pouco. Se Deus só deu aquele carrinho (como é mesmo o nome? Celta?) ou o cara pediu por ele ou... Seja como for o cara não soube pedir.
A história hindu é a seguinte:
Um dançarino chegou numa cidade e começou a dançar.
As pessoas ficavam maravilhadas com ele e se juntavam na praça para ve-lo. Logo a polícia do imperador estava lá e o capitão - que ganhava para evitar que muitas pessoas reunidas causassem problemas - se aproximou do bailarino e perguntou:
- Porque vc está dançando?
- Estou dançando pq meu Deus é maravilhoso e me dá tudo o que preciso.
Como o capitão não queria problemas, e muita gente junta sempre acaba em problema, ele pegou sua espada e decepou a cabeça de uma vaca que passava por ali (na Índia tem sempre uma vaca passando por perto). Todos ficaram horrorizados e o capitão falou:
- Se teu Deus é tão maravilhoso e te dá tudo o que vc precisa, peça a ele pra colocar a cabeça da vaca no lugar.
O bailarino em pânico não sabia o que falar e acabou dizendo:
- Preciso de 3 dias.
O capitão guardou a espada e falou:
- Vc tem 3 dias. Depois de 3 dias virei aqui e se a cabeça não estiver no corpo da vaca vou cortar a sua.
E foi embora. Os transeuntes diziam para ele fugir, sair dali, que os guardas eram muito cruéis, que iriam matá-lo, mas o bailarino disse:
- Não, vou rezar! - e de joelhos pediu - Meu amado Krishna, por favor, coloque a cabeça da vaca no lugar em 3 dias para que eu não morra.
E o bailarino passou 3 dias jejuando e rezando desesperadamente na praça ao lado da cabeça e da carcaça da vaca, com as pessoas da vila desesperadas ao seu redor, a espera do milagre. No final do terceiro dia, quando o capitão e sua guarda despontaram no fim da rua, caminhando em direção à praça, o bailarino se jogou no chão esperando seu fim e - sem que ele visse - a cabeça da vaca voltou para o corpo, unindo-se como se nunca tivesse sido cortada. A vaca levantou e quando o capitão chegou na praça, lá estava o bailarino e a vaca.
Ele guardou sua espada e disse:
- Teu Deus é poderoso. Vou poupar sua vida. Vá embora.
O bailarino fez uma mesura e quando os guardas sumiram de vista levantou as mãos para os céus:
- Krishna porque me deixaste tanto tempo em agonia desesperado?
Ouviu-se então uma bela voz vinda dos céus, com coro de anjos, ou harpas, ou seja lá o que vc queira e Krishna respondeu:
- Ora, você não me pediu pra colocar a cabeça da vaca no terceiro dia?"
Na hora de rezar, é preciso saber o que pedir. Porque pedir pouco? Porque pedir pra depois? Porque não agora? Porque não o necessário? Como diria o Vitor Martins "Deus está conosco, até o pescoço!" Então, na hora de rezar, saiba pedir.
Tenha sabedoria para pedir.
Imagem por Katrina Nicole
Nenhum comentário:
Postar um comentário