quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lutar pela liberdade

"Podemos ter caras-pintadas para a guerra, ou dançar em torno da fogueira...
Os brancos achavam tudo isso uma loucura selvagem.
Mas, quando eles iam para a guerra, apenas iam e nós, os índios, fazíamos O Ritual...

A Preparação, a tenda..
Não fossem pelas traições e pela imensa quantidade de soldados, jamais teríamos perdido sequer uma batalha...
Lutávamos, apenas, pela Liberdade”.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Flua com a vida

Osho e o oceano - pintura de Luiz QuadrioFlua com a vida. Para onde quer que o fluxo da sua vida flua, onde quer que você sinta alegria e felicidade, vá fluindo nessa direção. A felicidade é o critério.

O rio Ganges flui em direção ao leste, o rio Narmada flui em direção ao oeste. Se por acaso acontecesse de eles
se encontrarem no meio do caminho seria um grande problema, porque o Ganges diria, "eu estou indo para o oceano", e o Narmada também diria: "eu estou indo para o oceano."

Você vai dizer que um deles deve estar errado. Ambos podem estar errados, mas como ambos podem estar certos? Criaria uma grande discussão. E não há maneira de resolver essa discussão em pé no meio de um cruzamento na estrada. A pessoa
tem que ir para o oceano para ver.

Mas se você for você saberá que o Ganges, que corre para o leste, atinge o oceano, e o Narmada, que flui para o oeste, também atinge o oceano. O oceano é um - como o oceano pode ser do leste ou do oeste? Você pode dar-lhe nomes diferentes, você pode chamá-lo de Mar da Arábia ou de Baía de Bengala, mas não faz qualquer diferença,
o oceano é um e todos os rios chegam a ele.

Em qualquer caminho que você sinta o fluxo, onde quer que você sinta a alegria, onde quer que a poesia pareça surgir em sua vida, onde quer que você possa ir cantando, onde quer que você possa ir dançando,
é o seu caminho. Então, não dê ouvidos a ninguém.

O Ganges de alguém pode estar indo para o leste. Diga-lhe: "Desejo a você o melhor, vá, mas meu Narmada está indo para o oeste e estou feliz. E eu encontrei minha direção para fluir, eu encontrei meu caminho. Porque eu
sou feliz em cada passo, posso supor que no final haverá a bênção final."

Esse critério é verdadeiro em cada e em todos os passos do seu caminho. Sempre que há tensão, desconforto, sofrimento, dor,
fique alerta. A música da vida não está fluindo? Então talvez você pode estar indo na direção errada, de alguma forma você deve estar indo contra a sua própria natureza.

No Bhagavad Gita, Krishna diz: "É melhor até morrer por sua própria natureza, mas
seguir a natureza de alguém é destrutivo". Você pode se envolver com a natureza de outra pessoa - a natureza própria de alguém lhe atrai e cria uma ganância em você.

Vendo o Ganges indo para o leste, se o Narmada também tivesse o desejo de ir para o leste então
ele iria sofrer. Ele ficaria em apuros e não seria capaz de chegar ao oceano.

Todo mundo tem sua própria maneira de fluir. Mantenha sempre sua visão em seu próprio critério interno.
Sua harmonia interna irá sempre mostrar o caminho certo.

E quando você se torna muito influenciado pelo critério interno de outra pessoa, então você se torna confuso. Quando você começar a imitar alguém, você
vai se extraviar, você vai se desviar de sua alma.

Enquanto você continuar seguindo sua própria harmonia interna, enquanto você seguir o seu próprio coração e ouvir a sua própria voz interior, então você
nunca pode se extraviar.

E então você também vai saber que seu caminho
não precisa ser necessariamente o caminho de outro alguém. Então você vai abandonar a necessidade de julgar o caminho do outro.

Então você vai notar muito isso - que, se o Ganges vai dançando, então ele deve estar indo em direção ao oceano. Seu oceano pode estar no leste, meu oceano está no oeste, mas eu também vou dançando e o Ganges também vai dançando, por isso
ambos devemos estar indo para o oceano.

Porque, a menos que um rio vá para o oceano, ele não pode dançar.
É o oceano se aproximando que se torna uma dança em seus pés.

É Deus se aproximando que se torna a felicidade interior
. Felicidade é o critério.

Osho, em "Showering without Clouds"
Imagem por Luiz Quadrio

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A rosa e o cacto

Um belo dia de primavera uma rosa vermelha desabrochou em uma floresta. Muitos tipos de árvores e
plantas viviam por lá. A rosa olhou ao redor e um pinheiro próximo disse:
- O que uma bela flor. Eu queria ser tão lindo assim.
Outra árvore disse:
- Querido pinho, não fique triste, não podemos ter tudo.
A rosa virou a cabeça e comentou:
- Parece que sou a planta mais bonita na floresta!
Um girassol levantou a cabeça amarela e perguntou:
- Por que você diz isso? Nesta floresta há muitas plantas bonitas. Você é apenas uma delas.
A rosa vermelha respondeu:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Palavra Coragem

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta.
O coração nunca calcula nada.

"Existem muitas vozes além das nossas.
Só vamos escutá-las em silêncio."

Mitakuye Oyasin!
Miguel

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O homem é uma ponte

Ponte - imagem de Ivy DawnedNietzsche disse, em algum momento, que o homem é uma ponte, um elo ligando duas costas diferentes. Ele é uma tensão. Ou ele se torna um animal e encontra o prazer, ou pode se tomar divino e ter alegria.

Mas, enquanto continuar sendo um ser humano, não poderá ter nem prazer nem alegria - pode
simplesmente se dividir entre os dois; permanecerá repleto de ansiedade e tensão.

É por isso que
fazemos as duas coisas na vida. Bebemos e nos transformamos em animais. Isso nos dá um pouco de prazer. O sexo dá um pouco de prazer - voltamos para o estado animal. Encontramos prazer na irracionalidade.

A principal razão pelas quais as pessoas gostam tanto de álcool é porque
ele as ajuda a se tornarem animais novamente. Nós nos colocamos no mesmo patamar dos animais quando nos embriagamos. Nesse patamar nos transformamos em animais livres, porque os animais não têm preocupações.

Nenhum animal fica maluco, exceto aqueles que trabalham em circos, porque os animais de circo chegam muito próximos ao estado do homem. E
o homem está muito próximo ao estado de um animal de circo.

Nenhum animal é maluco; nenhum animal enfrenta problemas como psicose, preocupação, ou uma doença como a insônia. Nenhum animal se suicida - porque para se cometer suicídio é preciso que
muita ansiedade se acumule.

É interessante o fato de nenhum animal sentir tédio. Um búfalo mastiga a mesma grama o dia todo e não se sente entediado. Não há como ele ficar entediado, pois
um estado de racionalidade se faz preciso para que haja o tédio. É por isso que, entre os seres humanos, quanto mais racional uma pessoa é, mais entediada ela se sente.

Quanto mais racional uma pessoa é, mais preocupada ela se toma. As pessoas mais racionais facilmente podem se tornar loucas ou malucas. Mas esse é
apenas um lado.

O outro lado é que a pessoa que consegue
transcender o estado de insanidade potencial pode se tornar livre, e aquela que consegue transcender o estado de ansiedade consegue se ligar a um estado alegre e consciente - estado livre.

E a pessoa que consegue ir além da tensão consegue obter uma experiência de relaxamento que acontece apenas ao
relaxar na divindade, no todo.
Osho, em "Guerra e Paz Interior: Ensinamentos do Bhagavad Gita" 
Imagem por Ivy Dawned

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quando o Conflito chega ao Fim

O tempo todo há guerra e conflito acontecendo dentro de você. Você fala sobre a guerra do Iraque, sobre esta ou aquela guerra, mas, parece que você não fala sobre a guerra que acontece dentro de você.

No dia que não houver mais guerra no seu interior, não haverá mais guerra no mundo de fora! Este seu conflito interior está se manifestando no mundo exterior como conflito também. Quando você diz se sentir desconfortável com alguma pessoa, o que você está dizendo, é que também se sente inadequado em algum aspecto de si mesmo!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A fábula dos lírios

Quando a chuva parar de molhar o chão, germinara por entre flores de girassóis uma nova fragrância, a esperança no pólen que o vento traz, na minha mentea vertigem que só sente quem prova a paz, e não esquece o sabor jamais.

Faz teu nome junto ao meu e seremos um sol,
faz festa com meu corpo e fecundaremos poesia.

Traz consigo o teu presente mais singelo me anestesia.

Ata minha alma a tua num ciclo sem principio e sem final.

Brindaremos nossa fantasia, com a lágrima dos lírios, toda fábula que a gente cria pode ser razão de algum delírio, que é o vão que nos permite ver o céu.

Renan Freire

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uma constante surpresa

Passagem do tempo por Gadget_GuruTudo muda, nada permanece igual, nem mesmo em dois momentos consecutivos. Assim, o desejo de manter para sempre as coisas como estão acaba.

E, quando acaba,
você se liberta. De repente, você sente uma grande liberdade. Não é mais perturbado por coisa alguma, nada pode perturbá-lo.

As coisas o perturbam porque você esperava algo diferente. E elas não acontecem assim, não acontecem do jeito que você esperava.
As coisas acontecem de outra maneira, não realizam seus desejos. Elas seguem uma direção própria, não dão ouvidos a você.

Nunca se sabe o que vai acontecer,
e é bonito não saber. Esta é a beleza e o êxtase da vida: o fato de ela ser uma constante surpresa. Se fosse previsível, seria mecânica.

Ela não é previsível - há sempre surpresas reservadas e,
quanto mais alerta você estiver, mais surpresas haverá.

Por isso as pessoas evitam ficar alertas - tornam-se insensíveis
a fim de se proteger contra essa mudança.

Um homem de percepção se torna suficientemente
corajoso para aceitar o fenômeno da mudança. Nessa aceitação há bem-aventurança, e tudo é bom, você nunca fica frustrado.
Osho, em "Meditações Para o Dia"
Imagem por Gadget_Guru

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ser autêncio, ser espiritual

"Se você é autêntico você estará crescendo espiritualmente e se você crescer espiritualmente há uma felicidade natural. Quando você chega lá parece estranho descobrir que os problemas estão desaparecendo. Os problemas financeiros vão desaparecendo, os problemas de saúde vão desaparecendo, problemas de relacionamento vão desaparecendo, os obstáculos em seu caminho vão desaparecendo.

Tudo começa a mudar, porque você tem essa felicidade.

Você tem essa felicidade porque você é espiritual.

Você é espiritual porque é autêntico. "
Sri Amma Bhagavan

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A verdade vos libertará. Esta é a verdade.

Quando falamos a verdade, não precisamos ficar na defensiva.
Verdade não precisa de defesa.
Quando falamos a verdade, não precisamos atacar porque a Verdade não pode ser atacada.
É tão fácil querer manipular ou ser enganoso e desonesto.
Minha cabeça me diz que podemos começar afastando essas idéias, afinal de contas todo mundo faz isso.

" Meu Criador, hoje deixa-me conhecer a Verdade. Deixe-me viver a Verdade.
Deixe-me arriscar a Verdade. Deixe-me fazer a Verdade doce.
Ajuda-me a fazer a minha boa palavra.
Deixe seu espírito e a intenção ser adicionados por palavras.
Deixe Meus pensamentos serem a Verdade."

"Existem muitas vozes além das nossas. Só vamos escutá-las em silêncio."

Mitakuye Oyasin!.

Miguel Magalhães - "Wakia un manee"
(Trovão Caminhante) do Clã Pássaro Trovão

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um lugar que faz eco

Eco, por _ambrownO amor não deveria ser exigente; senão, ele perde as asas e não pode voar; torna-se enraizado na terra e fica muito mundano. Então ele é sensualidade e traz grande infelicidade e sofrimento.

O amor não deveria ser condicional, nada se deveria esperar dele. Ele deveria
estar presente por estar presente, e não por alguma recompensa, e não por algum resultado.

Se houver algum motivo nele, novamente seu amor não poderá se tornar o céu. Ele está
confinado ao motivo; o  motivo se torna sua definição, sua fronteira.

Um amor não motivado não tem fronteiras:
é pura alegria, exuberância, é a fragrância do coração.

E o fato de não haver desejo de algum resultado não quer dizer que não haja resultados. Há sim, e eles
acontecem mil vezes mais, porque tudo o que damos ao mundo retorna e ressoa.

O mundo é um lugar que faz eco
. Se atirarmos raiva, a raiva voltará; se dermos amor, o amor voltará.

Mas esse é um fenômeno natural, e não precisamos pensar sobre ele. Podemos confiar: isso
acontece por si mesmo. Esta é a lei do carma: tudo o que você semeia, você colhe; tudo o que você dá, você recebe.

Assim, não há necessidade de pensar a respeito, é automático.
Odeie, e será odiado; ame; e será amado.
Osho, em "Osho Todos os Dias"
Imagem por _ambrown

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Poço do Rei

Há uma lenda persa que se refere a um rei que precisava muito de um servo. Dois homens se apresentaram, e o rei os contratou por um salário fixo. Depois de alimentados, voltaram à presença do soberano para ouvir a respeito de suas tarefas. A primeira ordem foi que cada um pegasse uma cesta, colocando-a ao lado do poço. Iriam, alternadamente, tirando a água do poço e despejando-a dentro da cesta. No final do dia, o rei, pessoalmente, iria apreciar o trabalho deles. Depois de cinco ou seis baldes de água tirados e jogados na cesta, um dos contratados disse: 

– Afinal, qual é o valor desse serviço? Quando lançamos a água dentro da cesta, ela se escoa imediatamente! 

O outro, entretanto, respondeu: 

– O rei certamente conhece a utilidade do nosso trabalho. Ele sabe o valor dele, do contrário não teria nos contratado.
– Pois não vou gastar minhas energias na execução de uma tarefa assim. 

Dizendo isso, deixou de lado seu balde e partiu. O outro homem, pacientemente, continuou o trabalho. O poço continha muita água, mas, sem desanimar, ele foi repetindo a operação até que conseguiu esgotá-lo. Olhando atentamente para o fundo do poço forrado de lodo, ele viu que havia lá um objeto que brilhava intensamente. Era um valioso anel de diamantes! E pensou: "O meu esforço teve sua utilidade. Foi útil e necessário!" Na hora marcada, chegou o rei e lá encontrou um dos contratados fiel as suas ordens e disse:

– Parabéns pelo seu esforço e pela sua persistência. Por diversas vezes, contratei outros servidores, mas todos desistiram no meio do caminho.

Ao longo da vida nos deparamos com tarefas penosas para realizar e caminhos difíceis a trilhar. Somos, por vezes, tentados a pensar que o sacrifício não compensa, e uma forte tendência de abandonar tudo. Entretanto, quando dominamos o desânimo e enchemo-nos de coragem para chegar ao fim de uma responsabilidade, sempre descobrimos uma compensação e levantamo-nos prontos para um novo embate.

(Lenda Persa)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Todos os caminhos

Todos os caminhos do mundo levam ao coração do guerreiro; ele mergulha sem hesitar no rio de paixões que sempre corre por sua vida .

O guerreiro sabe que é livre para escolher o que desejar; suas decisões são tomadas com coragem.desprendimento e, as vezes, com uma certa dose de loucura.
 
Aceita suas paixões,e as desfruta intensamente.
 
Sabe que não é preciso renunciar ao entusiasmo das conquistas;elas fazem parte da vida e alegra a todos que dela participa. Mas jamais perde de vista as coisas duradouras,e os laços criados com solidez através do tempo.

Um guerreiro sabe distinguir o que é passageiro e o que é definitivo!

"Existem muitas Vozes além das nossas, só podemos escutá-las em silêncio"

Mitakuye Oyasin!