segunda-feira, 26 de março de 2012

Ser criador é ser parte de Deus


A vida somente é vida quando o amor arde dentro de você, quando a chama do amor é tão brilhante que começa irradiar a sua volta, a se espalhar para os outros, a ser sentida pelas pessoas - seu amor se torna quase tão tangível que as pessoas poderiam tocá-lo.

Assim, ele não é uma benção só para você, mas também
para todas as outras pessoas.

Um homem verdadeiro é sempre um enriquecimento para o mundo, para a existência; ele contribui muito. Se você não pode
contribuir com alguma coisa, nunca será bem-aventurado.

É por meio da contribuição com algo para a existência que você participa da obra do criador, pois você mesmo se torna um criador.
Ser criador é ser parte de Deus - não há outro jeito.
Osho, em "Meditações Para o Dia"
Imagem por tpmartins

segunda-feira, 19 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Basta isto: paciência

Encontre tempo e espaço e crie o hábito de meditar. No começo é difícil, mas seja paciente. Basta isto: paciência. E continue esperançoso, otimista, pois é só uma questão de tempo.

É como se você plantasse sementes - você não pode esperar que germinem no dia seguinte. Isso leva algum tempo,
elas germinarão quando for a hora. Elas não seguem as expectativas que você tem, mas uma lei própria.

Elas têm sua
lei intrínseca, sua própria natureza. Esperam a época certa, talvez a chegada das nuvens, da chuva, talvez a primavera...

Por isso, não desanime. Esse é um dos principais motivos porque tanta gente começa a meditar e para logo. Muitos começam, e poucos dias depois pensam: "Não estou conseguindo".
Não é questão de conseguir ou falhar. Insista, independentemente do que estiver acontecendo.

É a mesma coisa de você todos os dias tomar banho ou ir dormir. Você não pensa se está conseguindo ou não, se está ganhando algo ou não. Um banho
é bom em si, tem valor intrínseco.

Logo a meditação se torna uma espécie de
banho interior. Você se sente melhor, mais centrado, mais enraizado, mais com os pés no chão.

Se você esperar pacientemente, um dia ela
virá como uma explosão, como um relâmpago, e a partir daquele momento você não será mais o mesmo. A partir daquele momento você não precisará fazer meditação - você estará em meditação em tudo o que estiver fazendo.

Respirar será meditação, andar será meditação, comer será meditação. A meditação
se tornará toda a sua natureza.
Osho, em "Meditações Para o Dia"
Imagem por see what you want to see

segunda-feira, 5 de março de 2012

Vocês são deuses exilados

Pergunta a Osho:
Osho: testemunho, percepção, meditação de repente parecem ser idéias distantes e estéreis de um adulto, diante da inundação de adoração selvagem e infantil que me preenche enquanto estou ouvindo você falar sobre Jesus. Meu "eu" adulto diz: "Cuidado, não se delicie na indulgência, na sentimentalidade sonolenta - isto é apenas a mente, o condicionamento infantil, cristão". Mas o menino de 7 anos, impulsivo, barulhento, tem vontade de mostrar a língua para o buscador espiritual sério de 28 anos. Qual é o meu verdadeiro eu?

Nenhum dos dois - mas o que está observando os dois, aquele que fez a pergunta. Você não tem 7 anos de idade, nem 70. A idade é irrelevante para você, a idade não lhe pertence. Você é eterno - nem a criança, nem o jovem, nem o velho.

Volte sempre para a testemunha,
vá cada vez mais fundo no testemunhar. Não deixe nenhuma outra identificação se assentar: seja a da criança, seja a do adulto - não. Todas as identificações são aprisionamentos.

Liberdade total não permite identificação; liberdade total é a não identificação com cada uma e todas as coisas. Um dia, quando todas as identificações forem quebradas e caírem - como queda de roupas - e você estiver absolutamente nu em sua liberdade,
então vai saber quem é.

Vocês são deuses exilados.
Somente através do testemunhar você poderá se lembrar de quem você é. Então, todas as misérias desaparecem, toda a pobreza desaparece. Você é o próprio reino de Deus.
Osho, em "Palavras de Fogo: Reflexões Sobre Jesus de Nazaré"
Imagem por BloomsEyeView