segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"O amor fere" e outros mal-entendidos (parte 3)


Os maridos dizem que amam a esposa, mas isso não passa de dominação. Eles são tão ciumentos, tão possessivos! Como podem ser amorosos? As mulheres vivem dizendo que amam o marido, mas passam 24 horas por dia fazendo da vida dele um inferno; de todas as maneiras possíveis, elas estão reduzindo o marido a uma coisa feia.

O marido dominado é um fenômeno muito feio. E o problema é que, primeiro, a esposa reduz o marido a um escravo e depois perde o interesse por ele; afinal, por que ela continuaria interessada por um homem dominado? Ele não parece alguém digno; não parece um homem de verdade.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"O amor fere" e outros mal-entendidos (parte 2)

Em segundo lugar, o amor só pode ser verdadeiro se não houver um ego por atrás dele; do contrário, o amor se torna uma viagem do ego. Trata-se de um jeito sutil de dominar.

E a pessoa precisa estar muito consciente, porque esse desejo de dominar está enraizado lá no fundo. Ele nunca aparece como é; vem sempre enfeitado, bem ornamentado.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"O amor fere" e outros mal-entendidos (parte 1)

O amor nunca fere ninguém. E, se você está se sentindo ferido pelo amor, é sinal de que existe outra coisa em você, que não é o amor, que está provocando essa dor. A menos que veja isso, você vai continuar se movendo em círculos.

O que você chama de amor pode ocultar muitas coisas nada amorosas em você; a mente humana é muito astuta, muito sagaz, quando se trata de enganar os outros e também a si mesma.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O ego é um fenômeno falso

O ego é o único problema, porém ele cria mais mil e um problemas. Ele cria ganância, cria raiva, cria luxúria, cria ciúme, e assim por diante.

E as pessoas vivem brigando, cheias de ganância, de raiva, de luxúria, mas é tudo fútil. Se a raiz não for cortada, novos galhos continuarão a nascer.

Você pode podar os galhos e as folhas, mas isso não basta. Na verdade, com a poda a árvore fica cada vez mais grossa. A folhagem fica cada vez mais espessa. A árvore fica mais forte.

Minha insistência é: não lute contra os sintomas, vá até a raiz do problema, que é só uma - o ego.

Se você aprender a ficar sem o ego, a viver como se você não existisse, a ser ninguém, um nada, então chegará ao supremo. Não há meta mais alta. E ela pode ser facilmente alcançada, porque o ego é um fenômeno falso, portanto pode ser abandonado.

Ele não é uma coisa real - é imaginário, é uma sombra. Se você continuar acreditando nele, ele vai existir. Mas, se olhar fundo, perceberá que ele não pode ser encontrado.

Meditar significa simplesmente olhar no fundo do ser procurando o ego, examinando cada cantinho do ser para encontrá-lo. Mas ele não estará em lugar algum. E, no momento em que você não o encontra em lugar algum, o ego acaba e você renasce.


Osho, em "Meditações Para a Noite"
Imagem por Thaddäus Zoltkowski

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Baixa energia

Não considere errado ter uma baixa energia. Também nada existe de especialmente certo em ter uma alta energia.

Pode-se usar a alta energia
como uma força destrutiva. É isso que pessoas de alta energia por todo o mundo têm feito através dos séculos.

O mundo nunca sofreu com as pessoas de baixa energia. Na verdade,
elas foram as pessoas mais inocentes. Elas não podem se tornar um Hitler, um Stalin ou Mussolini. Não podem criar guerras mundiais, não tentam conquistar o mundo, não são ambiciosas, não podem brigar e se tornar políticos.

A baixa energia está errada somente se ela se tornar indiferença. Se permanecer positiva,
nada há de errado com ela. A diferença é como a que existe entre gritar, que é alta energia, e sussurrar, que é baixa energia.

Há momentos em que gritar é tolice e somente o sussurro está certo. Existem algumas  pessoas que estão
sintonizadas com o gritar e algumas que estão sintonizadas com o sussurrar.
Osho, em "Osho Todos os Dias"
Imagem por Mubina H

domingo, 1 de janeiro de 2012

Prece Lakota Syoux


Abrindo o ano com uma prece de agradecimento:
Aho MITAKUYE OYASIN ....
Todas as minhas relações.Eu honro você neste círculo da vida comigo hoje. Estou grato por esta oportunidade de reconhecê-lo nesta oração ....

Para o Criador, pelo dom supremo da vida, eu te agradeço.

À nação mineral que tem construído e mantido meus ossos, e todas as fundações de experiência de vida, eu te agradeço.

À nação planta que sustenta meus órgãos e corpo e me dá
ervas de cura para a doença, eu te agradeço.

À nação animal que me alimenta de sua própria carne e oferece sua companhia leal nesta caminhada da vida, eu te agradeço.

Para a nação humana que compartilha meu caminho como uma alma sobre a roda sagrada da vida terrena, eu agradeço.

À nação Espírito que me guia invisível através dos altos e baixos da vida e por carregar a tocha da luz através das Eras, eu lhe agradeço.

Aos Quatro Ventos de mudança e crescimento, eu agradeço.

Vocês todos são meus relacionamentos, meus parentes, sem os quais eu não viveria. Estamos no círculo da vida em conjunto, co-existentes, co-dependentes, co-criando o nosso destino. Um, não mais importante que o outro. Uma nação em desenvolvimento a partir do outro e ainda assim cada um dependente do um acima e do um abaixo. Todos nós uma parte do Grande Mistério.

Obrigado por esta vida.
tradicional prece Lakota Sioux